terça-feira, 15 de novembro de 2011

Proclamação da República

   A república consolidou-se após a declaração da república que ocorreu em 15 de novembro de 1889, liderada pelo marechal Deodoro da Fonseca. É um momento histórico no qual todos nós celebramos, pois foi assim que o Brasil tornou-se um país menos desigual, onde não apenas os ricos eram favorecidos, mas onde os menos afortunados podiam viver com benefícios, onde cada um poderia seguir a própria crença, os próprios cultos, até mesmo caminhos sem serem reprimidos e perseguidos, (porém como na maioria das outras nações sempre haverá discriminação contra o ''diferente'', e isso ninguém poderá mudar), mas voltando ao assunto, o Brasil tornou-se uma nação melhor.
   Porém ela não aconteceu de um dia para o outro, houve uma série de fatores que contribuíram para que o movimeto republicano se tornasse forte e pudesse derrubar o imperador da época, D.Pedro II. Foram as três questões: Questão militar, Questão da escravidão e Questão religiosa.
  *Questão militar: Alguns militares começaram a apoiar o movimento abolicionista, outros começaram a denunciar atos de corrupção contra D.Pedro II, e outros ficaram insatisfeitos com a desvalorização de D.Pedro II pelos militares que lutaram bravamente na Guerra do Paraguai (que aliás na minha opinião foi completamente desnecessária e péssima para os dois lados. A única que saiu lucrando foi a Inglaterra.), a maioria de todos eles manifestaram-se e foram totalmente reprimidos e punidos. Isso causou uma grande revolta entre os militares e fez com que eles aliassem-se aomovimento republicano.
  *Questão da escravidão: A princesa Isabel (filha de D.Pedro II) assinou a lei Áurea proibindo a escravidão (que foi um ato que os favoreceu em nada) fez com que os fazendeiros arcassem com um prejuízo enorme, revoltou-os e eles aliaram-se ao movimento republicano.
  *Questão religiosa: A igreja católica começou a proibir os maçons batizarem ou enterrarem os familiares na igreja deles, mas na época era o único meio de registrar o nascimento ou a morte de uma pessoa, mas D.Pedro II não aprovou isso e proibiu essa atitude da igeja e por fim aliou-se ao movimento republicano.
  Por esses 3 motivos importantíssimos o Brasil tornou-se um pouco menos desigual e abusivo contra os pobres. Ele tornou-se mais BRASIL.

Feliz dia da Proclamação da República!!!!!!

                                                                                                                           EU, Yu Hao





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página